quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

• SISTEMA SENSORIAL


O sistema sensorial recebe estímulos que são transmitidos ao encéfalo, onde são interpretados e transformados em sensações. De acordo com os estímulos que respondem, os receptores sensoriais podem ser classificados em:


• Mecanorreceptores: - respondem a estímulos mecânicos, especialmente pressão.

• Termorreceptores - respondem à variação de temperatura.

• Quimiorreceptores – transmitem informações sobre substâncias químicas dissolvidas no meio. • Fotorreceptores – detectam luz

• Receptores de dor Na pele humana existem mecanorreceptores, termorreceptores e receptores de dor. Em geral, eles adquirem todos os estímulos que proporcionam a sensação conhecida por tato.


Os quimiorreceptores estão relacionados principalmente com o paladar e o olfato. Os quimiorreceptores relacionados com o paladar situam-se na língua. São chamadas de papilas gustativas que nos permite distinguir quatro sabores importantes: doce, salgado, amargo e azedo. Os quimiorreceptores relacionados com o olfato situam-se no teto epitélio olfatório. As substâncias químicas necessitam estar dissolvidas no ar que entra pelas cavidades nasais para que possam impressionar esses quimiorreceptores. Nos vertebrados, os fotorreceptores localizam-se nos olhos. O olho é um órgão globoso delimitado por três camadas: esclera, coróide e retina. As células fotorreceptoras, localizam-se na última camada. Elas recebem os estímulos luminosos e os encaminham a uma região, parte o nervo óptico, que leva os estímulos ao cérebro onde são decodificados e transformados em sensações. As células fotorreceptoras são:


• Cones: proporcionam a percepção de cores, mas essa função é prejudicada à noite ou em baixa luminosidade.


• Bastonetes: muito sensíveis à luz, permitem a visão mesmo com baixa luminosidade. A recepção dos estímulos sonoros é feita pelas orelhas (ouvidos), que nos mamíferos são consideradas em três regiões: orelha externa, orelha média e orelha interna.

Nenhum comentário: