quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

• SISTEMA ARTICULAR E MUSCULAR

MUSCULO RETO DO ABDOME


- Sistema Muscular:


- Funções: Movimento ativo, passivo e postura.


Unidade motora: Motoneurônio espinhal, Nervo motor, Junção neuromuscular, Membrana muscular e Músculo estriado.


- Variedade de Músculo:

+ Voluntários – Possuem estriações transversais, os movimentos são executados de acordo com a vontade do indivíduo = esqueléticos


+ Involuntários – Lisos, possuem movimentos regulados pelo sistema nervoso, estes movimentos não dependem da vontade do indivíduo = visceral.


- Constituição:


+ Músculos Esqueléticos – Porção Média – Ventre Muscular – É a parte contrátil, rica em fibras musculares. Extremidades – Tendões (cilindróides) aponeuroses (lamiar).


+ Fáscia Muscular – É uma lamina de tecido conjuntivo que envolve cada músculo (bainha elástica). Tem como principais funções: trabalho de tração e permitir o fácil deslizamento dos músculos entre si. Os septos intermusculares são prolongamentos da parte espessada da fáscia que irão se fixar no osso.



+ Origem e Inserção – Origem é a extremidade do músculo presa a peça óssea que não se desloca e inserção é a extremidade do músculo presa a peca óssea que se desloca.


- Classificação:


+ Quanto à forma do músculo e arranjo de suas fibras:

Paralelas:

Músculos longos possuem um aspecto denominado fusiforme.


Ex.: m. esternocleidomastóideo.

Músculos largos possuem o aspecto de leque. Ex.: m. glúteo máximo.


Obliquas:


Músculos peniformes – Pode ser unipenado se os feixes se prenderem numa só borda do tendão e bipenado se os feixes se prenderem nas duas bordas do tendão.


+ Quanto à origem – Se o músculo se origina de mais de um tendão diz – se que o músculo apresenta mais de uma cabeça de origem. São então classificados como músculos bíceps, tríceps ou quadríceps.

+ Quanto a inserção – Do mesmo modo os músculos podem inserir – se por mais de um tendão. Quando há dois tendões, são bicaudados; três ou mais policaudados.

+ Quanto ao ventre muscular – São digástricos os músculos que apresentam dois ventres e poligásticos os que apresentam número maior. Ex.: m. reto do abdome.


+ Quanto a ação – Depende da ação principal resultante da contração do músculo, podendo ser classificado como: flexor, extensor, adutor, abdutor, rotador medial, rotador lateral, pronador, supinador, flexor plantar, flexor dorsal, entre outros.

- Classificação funcional:

Agonista – Agente principal da execução do movimento.


Antagonista – Agente opositor ao movimento principal.


Sinegistas – Eliminam movimentos indesejáveis.


Fixadores ou Posturais – Estabilizam as partes do corpo a ação principal.


- Sistema Articular:


- Definição: Conexão existente entre qualquer parte rígida do esqueleto quer sejam ossos quer sejam cartilagens.


- Classificação:


Suturas – São encontradas entre os ossos do crânio. Podem ser planas, encontradas nos ossos nasais, escamosas, encontradas entre os ossos temporal e parietal e serradas, encontradas entre os ossos parietais.


Sindesmoses – Tíbio – fíbular apenas.


+ Junturas Fibrosas – Tecido conjuntivo fibroso, mobilidade reduzida.

+ Junturas Sinoviais – Líquido sinovial, cápsula articular e cavidade articular são características da juntura sinovial e é essa associação que ira permitir um livre deslizamento de uma superfície sobre a outra com um mínimo de atrito e desgaste. A cavidade articular é um espaço virtual onde se encontra o liquido sinovial que é produzido pela membrana sinovial. A superfície articular é lisa, polidas e esbranquiçadas. É avascular e não possui inervação portanto sua nutrição principalmente nas áreas mais centrais é precária, o que torna a regeneração mais difícil em caso de lesão.


- Movimentos:

Flexão

– Quando ocorre diminuição do ângulo entre o segmento que se desloca e aquele que permanece fixo.

Extensão – Quando ocorre aumento do ângulo entre o segmento que se desloca e aquele que permanece fixo.


Adução – É o movimento na qual o segmento é deslocado em direção ao plano mediano.


Abdução – É o movimento na qual o segmento é deslocado em direção ao lado oposto do plano mediano, ou seja, afastando – se dele.


Rotação – É o movimento onde o segmento gira em torno de um eixo longitudinal.


Circundação – É o movimento combinatório que inclui: extensão, flexão, adução e abdução.

Um comentário:

ana disse...

muito bom me ajudou muito no meu trabalho de anatomia muito obrigadooooooooooooooooo