terça-feira, 10 de novembro de 2009

• TIPOS DE TECIDOS

TECIDOS MUSCULARES

Os tecidos musculares são formados por células alongadas , as fibras musculares , que possuem grande quantidade de filamentos citoplasmáticos . Esses tecidos formam os músculos , que são os responsáveis pelo movimento que ocorrem no corpo , desde a locomoção até os movimentos dos musculos internos próprios do funcionamento de cada órgão . Os movimentos dos músculos são realizados pela contração dos filamentos que constituem as fibras musculares .

Podemos dintinguir no ser humano e nos demais mamíferos três tipos de tecido muscular : estriado esquelético , não - estriado e estriado cardíaco .


• estriado esquelético : é formado por feixes de fibras longas , com vários núcleos , com estrias transversais . Contrai rapidamente e a maioria pode ser comandado pela nossa vontade . Formam os músculos que se prendem ao esqueleto, responsáveis pela locomoção e por outros movimentos do corpo.


• não - estriado (liso): é formado por fibras com apenas um núcleo e sem estrias transversais . Contrai lentamente e não é comandado por nossa vontade . Ocorre , por exemplo , no estômago , nos intestinos e nas artérias ,


• estriado cardíaco : suas fibras são ramificadas , com um ou dois núcleos e possuem estrias transversais . Constitui o músculo do coração (miocárdio)



TECIDO ÓSSEO


O tecido ósseo é um tecido conjuntivo de consistência bem mais rígida do que a do cartilaginoso e é o pricipal constituinte do esqueleto humano , formando numerosos ossos , que revestem e protegem diversas estruturas do corpo . Entre os órgãos vitais protegidos pelo esqueleto ósseo , podemos citar :


• coração e pulmões , protegidos pela caixa torácica ;

• cérebro , protegido pela caixa craniana ;

• medula espinhal , protegida pela coluna vertebral .



TECIDOS GLANDULARES

são formados desde o período embrionário por células especializadas na síntese de secreções. Conforme essas células se multiplicam, vão se incrustando no tecido conjuntivo. Contudo, além das glândulas multicelulares, por exemplo, o pâncreas e as gônadas, existem glândulas unicelulares, como as células caliciformes, entre meio ao epitélio de revestimento da traquéia.


As glândulas formadas por agrupamentos celulares podem ser classificadas em três tipos segundo o mecanismo pelo qual liberam suas secreções, sendo: - Exócrinas → órgãos cujos produtos são secretados por meio de um sistema de canais que se abrem em cavidades internas ou na superfície externa corporal. Exemplos de glândulas exócrinas: salivares, sebáceas, sudoríparas, mamárias e lacrimais. Nesse tipo as substâncias são bem variadas, distinguindo-se respectivamente em: enzimas (amilases salivar / ptialina); secreções oleosas à base de lipídios; as que produzem o suor, contendo água e sais; secreção de leite durante a lactação; e o líquido lacrimal, constituído proporcionalmente por água, sais, proteínas e gorduras. - Endócrinas → quando os seus produtos são lançados na corrente sanguínea sem intermediação de canais, sendo dispersos através do sangue para todo o organismo. Exemplo de glândulas endócrinas: hipófise, tireóide, paratireóide, supra-renais, secretando principalmente hormônios (folículo estimulante, luteinizante, somatropina, prolactina, tiroxina, triiodotironina, paratormônio, adrenalina, andrógenos, e outros). - Mistas (anfícrinas) → essas glândulas desempenham tanto função endócrina quanto exócrina, liberando suas secreções no sangue ou em cavidades. Exemplo de glândulas mistas: o testículo e o ovário. Essas glândulas sexuais produzem respectivamente os hormônios testosterona e a progesterona, além de espermatozóides e óvulos. Outro exemplo é o fígado, produzindo e secretando proteínas e a bile.

Nenhum comentário: